sábado, 5 de novembro de 2011

Projetos em andamento

To see this post in english click HERE


Olá...


Para aqueles que sentem minha falta, apresento algumas das coisas que estão me tomando tempo... são alguns projetos de eletrônica que eu estou montando. Um é de minha autoria (falta muito para concluir) e outros 3 são projetos publicaos na revista Elektor Eletronica.


Primeiro projeto (meu) - Controlado de Chave DiSEqC.


Este projeto surgiu da necessidade de controlar as portas de uma chave DiSEqC remotamente. Imagine que  você está testando um receptor que não tem controlador DiSEqC interno, Embora isso seja quase impossível não é inexistente. O TECSAT 7500, por exemplo, não tem. Decidi eu mesmo fazer. Para isso defini que ele deverá acionar chaves com protocolo 1.0 e 1.1 (eu uso chaves de 8 portas que só suportam o protocolo 1.1). O projeto foi uma compilação de muita informação que eu colhi na internet. Desenvolvi o esquemático e a placa em Kicad, que é um GPL PCB suite grátis. Tem muita informação sobre ele no site do Renie Marquet) .

Pelas fotos dá pra ver que está meio abandonado. Comecei a montar em julho (nas férias) mas acabei parando pois está faltando a parte principal do projeto, o software. E eu não sou muito fã de programação.


 



A placa foi confeccionada pelo método de transferência de toner com papel glossy da Sistem (é só procurar no youtube por "placa de circuito impresso")


Se alguém quiser ajudar a desenvolver o software é só entrar em contato. Quando estiver pronto e testado eu vou publicar o esquema e o desenho da placa junto com o software complilado.


Segundo projeto: Medidor de RF Digital - Revista Elektor Eletronica n°15 (código Elektor 020026)


Comecei a montar este só para ver no que dava... Não terminei ainda pois está faltando um resistor SMD de 33Ohms. Já comprei e estou esperando chegar. Depois ainda falta a caixa para ele. Quando eu der uma passadinha pela Santa Efigênia vou ver se acho alguma de alumínio que dê para colocar dentro.








Esta placa também foi confeccionada pelo método de transferência de toner, mas com papel glossy da USA Folien. Não vou colocar aqui o link para os artigos, mas eles podem ser adquiridos no site da Elektor ou garimpados no google...


Terceiro projeto: Sistema para monitoração DiSEqC - Revista Elektor Eletronica n°62 (código Elektor 040398)


Este já está pronto, mas não está funcionando direito. Preciso ver exatamente onde está o problema. A ideia deste projeto é colocar entre o receptor e a chave DiSEqC e verificar se o receptor está mandando os códigos corretamente. Isto ajuda na hora de procurar o problema na instalação, se é o receptor ou a chave.





Esta placa também foi confeccionada pelo método de transferência de toner, com papel glossy da USA Folien.


Quarto projeto: Termostato Universal - Revista Elektor Eletronica n°93/94 (código Elektor 080090)


Este é um projetinho bem interessante. Um termostato capaz de medir e controlar temperaturas entre -25°C e +75°C. Me interessei por ele pois gosto de fazer pães, e um bom pão precisa repousar para crescer bem, de preferência em um ambiente com temperatura média (em torno de 35°C). Estou pretendendo montar uma estufa para crescimento de pães, daí a grande utilidade deste cara, aliado a uma resistência de 150W, temperatura controlada para meus pães crescerem....

Mas não é só isso... Minha geladeira da praia está pifada... não desliga mais o motor e eu jã troquei o termostato original dela, coloquei outro novo, comprado na autorizada e persistiu o problema. Como minha área é eletrônica, e não refrigeração, montei mais um destes e vou colocar na geladeira para controlar o motor dela para manter a temperatura bem controladinha. Nele dá para setar 2 parâmetros, a temperatura e a histerese do sistema. Assim dá para manter bem controlada a temperatura, tanto no aquecimento quanot no arrefecimento.







Esta placa foi confeccionada pelo método de transferência de toner com papel glossy da Sistem .

É isso aí pessoal. Hoje chegou no correio uns briquedinhos para mim, diversão garantida para o feriado. Depois eu coloco aqui os resultados da brincadeira.

Forte abraço.

Daniel.

2 comentários:

  1. Você não poderia passar o esquema e os materiais necessários para a montagem do termostato?

    ResponderExcluir