sexta-feira, 23 de março de 2012

Removendo componentes SMD


To see this page in english click HERE!


Olá.


Hoje eu trago algumas dicas para se trabalhar com remoção de circuitos integrados SMD de placas de circuito impresso. Muita gente tem se aventurado na manutenção de equipamentos eletrônicos mais modernos, mas por falta de experiência acaba danificando mais deo que já estava. Eu quando comecei a mexer com eletrônica era assim, destrui diversos aparelhos só para "ver como funciona"...


Bem voltando ao que interessa. Para remover integrados SMD (memórias, microcontroladores, entre outros) você vai precisar:


1 soprador térmico
1 pinça com a ponta fina
muita paciância e prática (serão adquiridas com o tempo)


Soprador térmico eu tenho um da Steinel, que eu comprei tme mais de 8 anos e ainda funciona muito bem. Hoje é possível comprar sopradores genéricos na faixa dos R$50,00 na região da Santa Efigênia, em São Paulo). Na Eletro Sampoli, que fica nas rua dos Timbiras tem por R$49,99 e eu já comprei um lá para deixar na praia. Veio numa caixa de plástico (que não aguentou a viagem de volta pra Jundiaí) e com alguns acessórios.
A pinça eu comprei no goodluckbuy.com e são muito boas. Elas podem ser encontradas com certa facilidade aqui no Brasil, mas com certeza serão bem mais caras.


Vamos lá... Primeiro remova a placa de qualquer invólucro ou peça plástica que possa haver. Como o processo consiste em esquentar, o plástico será danificado.
Segundo, aqueça, com o soprador térmico (aqui um parenteses, sempre usar a posição intermediária da chave seletora do soprador. Usar a posição mais forte, se você não tem prática, pode danificar irreversivelmente a placa de circuito impresso) o componente a ser removido. Isso pode levar algum tempo (até uns 2 minutos).
Com a pinça faça uma leve (aos patas de elefante: MUITO CUIDADO) pressão embaixo do componente, como se tentasse levantá-lo. Não pressione muito forte, pois se a solda não estiver bem derretida pode arrancar alguma trilha.
Segure o componente com a pinça e continue esquentando. Importante fazer movimentos circulares, de forma a aquecer todos os terminais.
Quando o componente estiver solto é só puxar com a pinça e limpar a placa. Para limpar a placa basta passar um ferro de solda (com temperatura moderada, na faixa dos 250°) pelos pad's do componente removido. 


Caso a limpeza não fique boa de início você pode passar um pouco de fluxo de solda sobre os pads e passar o ferro de solda de volta. Com certeza vai limpar.


é isso aí... O negócio agora é praticar. Procure umas sucatas eletrônicas (você pode pedir em lojas que fazem manutenção de micos, normalmente eles jogam fora pois não vale a pena consertar) e treinar bastante antes de pegar algum pra valer...


Outra hora eu coloco outro post de como recolocar o componente removido.


Aqui tem um vídeo mostrando a remoção:






Forte abraço.


Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário