segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Despolarizador Circular banda C

Instalando um despoalrizador circular (tubo extensor) num LNBF banda C.

To see this post in english click HERE!

Olá.

Depois de muito tempo quero ver se volto  postar com mais frequência no blog...

Hoje vou mostrar como eu instalei o despolarizador circular no meu LNBF banda C. Este tubo eu comprei na Usatel, tem algum tempo.
 
Depois da mudança para Curitiba, todos os canais HD interessantes do C2 estão disponíveis no UHF (com exceção da TV Aparecida), então vou apontar a antena para outros locais. O NSS 806 parece ser uma boa pedida...
 
Bem... Primeiro, localize as estrias internas no LNBF que marcam onde iria a placa de teflon.
 
 
 
 
Faça um oblongo na extensão correspondente a guia. Isso irá ajudar a posicionar os pinos caso precise um ajuste fino. Importante: A largura do oblongo deve ser ligeiramente maior que o diâmetro do parafuso. No meu caso, usei parafusos de 3mm, o oblongo fiz com 3,2mm de largura.
 
 
Depois faça dois furos no tubo. Apenas tenha cuidado para a profundidade dos furos no tubo ser a mesma do oblongo no LNBF. Os furos devem estar alinhados com os pinos do tubo. O diâmetro do furo deve ser ligeiramente menor que o do parafuso, para que, quando ele for colocado faça a fenda. Para meus parafusos de 3mm fiz o furo com 2,5mm.
 
 
Parafusos. Eu sempre uso parafusos de aço inoxidável em minhas antenas. Isso minimiza a necessidade de manutenção por conta de parafusos enferrujados. Não encontrei parafusos com 3mm de comprimento, então a alternativa foi cortar. Comprei parafusos M3x8mm, com cabeça panela, e cortei para que sobrassem 3 a 4 mm de rosca. Isso é importante para que os parafusos não acabem causando interferências no processo de despolarização do sinal. 
 
 
 
 Insira o tubo no LNB e coloque os parafusos. No início eles apresentarão resistência pois não há fenda. Cuidado para não apertar demais e espanar. Caso seja necessário é possível afrouxar o parafuso e mover o tubo, para se obter o melhor posicionamento dos elementos do tubo.
 
 
 
 
Aqui como ficou o conjunto montado.
 
Quando parar de chover o conjunto vai pro telhado...
 
Forte abraço.
 
Daniel.

5 comentários:

  1. Engraçado, não tinha visto isto ainda. Estou curioso para ver instalado. Onde fica aquele anel? Você consegue explicar como funciona esta engenharia? Qual a lógica de funcionamento?

    ResponderExcluir
  2. Olá colega deveria a voltar postar,sempre gostei dos seus postes.

    ResponderExcluir
  3. muito bom queria saber a distancia dos parafusos

    ResponderExcluir
  4. muito bom queria saber a distancia dos parafusos

    ResponderExcluir