sábado, 12 de fevereiro de 2011

Primeiro Post....

Olá Sat-freaks....

Como primeiro post gostaria de expor o intuito deste blog...

Eu sou formado em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica e telecomunicações, logo recepção está no sangue...

Meu primeiro contato direto com antenas parabólicas foi lá pelos idos de 1992, quando meu vizinho, em Rio Negro - PR, comprou uma... fiquei extasiado com a quantidade de canais. Na época devia ter uns 20 mais ou menos, mas já era melhor que os 4 que eu tinha em casa pelo UHF...

Ganhei minha primeira antena parabólica em 1999 de um tio, que tinha ela parada e ela ficou guardada por um bom tempo. Era uma telada de 1,7m da Basso (não sei quem fabricava, tinha apenas o logotipo da loja, de Curitiba) e veio com um receptor Tecsat 1200 manual.

Logo após minha mãe falecer... como estava com a cabeça virada procurei coisas para espairecer e não imaginava que procurar satélites fosse tão divertido e relaxante (mentalmente)...

Montei ela e levei uns dois meses para conseguir apontar ela direito... Não tinha satelite finder nem grandes conhecimentos de apontamento de antenas. Tinha uma TV Philips de 25" com uns 20 anos de uso já... levei ela para fora e liguei o receptor... eu lembrava que lá pela marcação 5 tinha a Globo (da época que eu assistia no meu vizinho em Rio Negro). Coloquei no 5 e fiquei mexendo a antena para um lado e pro outro. Levantava e baixava, direita e esquerda... e nada...

Lembro bem que num sábado estava com meu pai nos fundos da casa e eu estava mexendo... e ele vendo que eu não estava conseguindo grandes progressos resolveu me ajudar. Uma hora ele disse, " Acabou de dar um chuvisco diferente na TV". Como que já não sabia mais o que estava procurando, voltei até aquele "chuvisco diferente", não é que era o bendito Brasilsat B1 (esse era o nome do StarOne C2 naquela época). Mexi no botão da sintonia no receptor e achei algum canal, acho que foi a Globo até... Depois foi só ajuste fino... que extase.... foi o dia mais feliz daquele ano...

Em 2001 me mudei para Santa Catarina, por motivos profissionais, e levei a anteninha junto (já era a terceira mudança dela).. Desta vez foi bem mais fácil ajustar... em duas horas estava tudo pronto... levou mais tempo para montar a dita cuja do que apontar. Nestas ele já estava toda capenga. E ela me serviu bem até 2004, quando me mudei de volta, daí não teve mais jeito... a antena foi pro lixo. Além de toda enferrujada (pois eu morava na beira da praia) ela não iria suportar a mudança.

Na casa nova comprei uma Zirok 1,5m de chapa, pois tinha lido que era melhor, só não atentei que era melhor para digital... Que decepção quando eu vi que a imagem era só chuvisco... mesmo nos TP´s mais fortes...

Até que comprar um receptor digital em 2007passei muita raiva, mas isso é conversa para o próximo post...

Mas, voltando a o intuito do blog. Aqui pretendo expor minhas experiências na busca por satélites e reviews sobre equipamentos que eu experimentei além de instruções de como modificar e reparar aparelhos. Acredito que os "perrengues" que eu passei podem ajudar outros a pouparem algum tempo.

Espero que o blog agrade a maioria, pois sei que não conseguirei agradar a todos...

Um abraço.

Daniel

3 comentários:

  1. Wellington Leal

    Olá caro Daniel, eu sou téc em eletrônica, trabalho no ramo a 15 anos mas, somente agora resolvi me aventurar com parabólicas como hoby, tenho uma antena off set chapa 90cm da antiga Tecsat DTH com lnbf STB e tudo, será que da para captar algum satélite com esta antena ou tenho que trocar o lnbf? Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wellington.

    Infelizmente não conheço este teu LNBF para te dizer se ele ainda serve, mas na pior das hipóteses terás de trocar o LNBF que custa, não mais do que R$15,00 na USATEL. Apontando ela par ao Estrela do Sul terá alguns canais em português ou apontando para o Hispasat terás vários canais hispânicos e Árabes.

    Com relação ao STB (imagino que seja Set Top Box) ou IRD, se ele estiver como original precisa ser convertido, veja estes posts: http://antenasesatelites.blogspot.com/2011/02/alteracao-tecsat-t7500d-para-fta.html e http://antenasesatelites.blogspot.com/2011/03/mais-tecsat-t7500d.html onde eu falo o que precisa ser feito.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ok Daniel, o STB é o Tecsat T7500D e está como original pois eu era assinante e está sem uso desde que a operadora deixou de prestar o serviço. Eu gostaria de converte-lo para FTA, até lhe enviei um email sobre este assunto, um abraço.

    ResponderExcluir