domingo, 27 de março de 2011

Apontamento de antena usando Inclinômetro e Satelite Finder

Olá.

Hoje eu coloco aqui uma idéia que eu já tinha há algum tempo. Explicar como apontar uma antena para um satélite usando um inclinômetro e um satélite finder.

Primeiro é necessário montar o "circo". O ideal é que se tenha acesso fácil à antena, principalmente ao suporte de elevação e aos parafuso de fixação. Sempre que se vai trabalhar é importante que se tenha espaço e, principalmente, paciência, se não acontece o que eu coloquei neste outro post.

O "circo" é composto de:

- Um receptor de satélite, já com os TP´s cadastrados do satélite que se vai apontar e seu controle remoto;
- Um monitor, de preferência pequeno, já que levar uma TV de 32" para cima do telhado é um pouco complicado. Pode ser uma TV de 14";
- Um satélite finder;
- Um inclinômetro. Eu prefiro de base magnética, mas pode ser um improvisado com um transferidor de ângulos , barbante e uma porca pesada;
- Pedaços de cabo, já conectorizados, uns dois já são suficientes. Use cabos de boa qualidade.

Ligue o receptor no satélite finder (olhe atrás dele que tem marcado qual lado vai para o receptor e qual lado vai para o lnb) e o satélite finder no LNB.

Nunca deixe o satélite finder na frente da antena. A concentração de sinais vai deixar ele louco.

Ligue o receptor na tomada e sintonize ele em algum TP com sinal mais forte. Procure no site Exploradores de Satélites quais TP´s tem um bom sinal.

Coloque o inclinômetro na base da antena e ajuste a elevação da mesma de acordo com a tua região.

Para saber qual deve ser esta elevação dê uma olhada no DishPointer. Este site é intuitivo e bem fácil de usar.


detalhe do ajuste da elevação apontado no inclinômetro

Uma característica, ao menos deste meu inclinômetro é que a escala dele está invertida, ent"ao eu sempre preciso fazer o cálculo '90 - elevação' para saber quanto tem que dar no mostrador do inclinômetro.

Bom, acertada a elevação, agora é ajustar o potenciômetro de sensibilidade do satélite finder até ele começar a bipar. Logo que ele começar a bipar reduza um pouco a sensibilidade até que o bip suma, mas não reduza demais.

Agora movimente a antena para a direita ou para esquerda até que o bip aumente. Toda vez que o ponteiro do satélite finder chegar no 10, reduza a sensibilidade até o ponto onde parou de bipar e continue movimentado a antena até achar o ponto com melhor sinal. Aqui já deve haver alguma indicação de sinal do TP sintonizado no receptor. Se já tiver sinal ótimo. é só fazer o ajuste fino.

Quando achar o melhor sinal da inclinação (direita-esquerda) fixe a antena e ajuste a elevação. Suba ou desça vagarosamente a antena até que se consiga o melhor sinal. Aqui já é bom ir olhando no receptor. Por último acerte o "skew" do LNB girando a bengala (ou o próprio LNB, se for de varetas) até achar o melhor sinal.

Este processo pode gerar a necessidade de retoques na posição e/ou na elevação da antena.

Todo o apontamento pode ser concluído em menos de 10 minuto depois que se tem prática. No começo você pode levar bem mas duas horas.... mas não desanime. Se não achou, tente outra vez...

Depois de terminado o apontamento, ligue o LNB direto no receptor (talvés até antes de fazer o ajuste fino) pois ele insere muita perda no sinal. Na minha instalação fiz uma busca cega com o satélite finder no meio do caminho e ficaram faltando alguns canais mais fracos. Depois que eu retirei ele do meio o receptor achou estes canais.

Aqui tem um videozinho que eu fiz explicando como fazer o processo. Aqui eu aponto para o BrasilSat B4.



E aqui outro explicando como fazer o processo só que para o StarOne C2.




Boa sorte aos aventureiros e, se isso te ajudou de alguma forma, deixe um comentário, é rápido, fácil e grátis.

Forte abraço.

Daniel.

23 comentários:

  1. Amigo, quanta novidade.
    Valeu pelas atualizações

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel,

    Muito legal o post. É de ótima ajuda na hora de apontarmos a antena para o sat desejado. Eu tenho um sat finder aqui mas uso ele raramente. Uso do inclinometro com base magnética é uma ferramenta muito importante. Sabendo a inclinação da antena com base no Dishpointer, é só colocar na marcação e não tem erro.

    abrçs........

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel

    Cada vez seu blog ta ficando melhor , parabéns.

    Abraços

    Korokovas

    ResponderExcluir
  4. Daniel, enviei pra você um email no endereço de contato do blog. Se puder me ajudar, ficarei muito agradecido (assim como já fico de frequentar este espaço e saborear suas postagens e testes, que me deixam curioso e com vontade de fazer o mesmo: testar tudo que der numa antena).

    ResponderExcluir
  5. O meu Sat Finder tá tendo o seguinte problema, quando faço a ligação no receptor e no LNB com um cabo fora da antena ele apita, porem quando coloco o lnb na antena ele não apita, que será?

    ResponderExcluir
  6. já vi isso... quando o lnbf esta fora da antena ele sofre interferências e fica apitando.... quer verse ele estiver apontado para algum equipamento com fonte chaveada.

    Agora de ele não apitar quando colocado na antena é questão de ajusta, ou do SatFinder ou da antena.

    Daniel.

    ResponderExcluir
  7. Daniel

    Um ponto que considero importante no apontamento de antenas, é a colocação do lnbf na posição inicial, pois caso o "instalador" o coloque do lado errado, não conseguirá sinal de maneira alguma, concorda? Para isto, tenho um maceete. De frente para a antena, com o lnbf nas mãos, erga-o sobre a cabeça e gire-o de maneira que as sondas internas, fiquem assim posicionadas: uma para a direita e a outra para a sua frente. Seria como uma apontando para o ponto mais alto da antena e a outra apontando para o extremo direito da antena. Depois de encontrar sinal suficiente, efetuar o ajuste de polarização, girando o lnfb para um lado ou outro e abaixando ou elevando até encontar o melhor ajuste. Espero ter colaborado de alguma forma...
    Postei diversas dicas e aproveito este espaço para divulgar. Acessem: http://www.4shared.com/folder/zjX5aCN-/_online.html

    Grande abraço

    Genario
    genarioantunes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE DAIEL O SATELITE STAR B4 E O MESMO QUE O SATELITE STAR 12 E MAIS UMA COISA ME AJUDA A USAR O LOCALISADOR DE SATELITE FINDER EU NAO ESTOU SABENDO USAR O BRIGADO ROBISON ABRAÇO ?

    ResponderExcluir
  9. Olá...

    Eu até poderia escrever aqui o que eu dise no video (se bem que boa parte disso já está escrito no texto deste post). Nao tem mais o que acrescentar. O negócio é ir treinando com paciencia que um dia se pega o jeito... eu mesmo levei um par de semananas para aprender a usar direito o sat finder...

    Vai com calma, paciencia e muito protetor solar... nao pode ter pressa nem desanimar..

    Assita o video mais umas 15 vezes, anote pontos que julgar importante e boa sorte nos apontamentos...

    Daniel.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria mesmo que vc colocasse um post aqui de como utilizar a bússola, já comprei duas e não acerto no apontamento com elas. Hoje eu procuro localizar o local do apontamento com o Dishpointer, mas gostaria de aprender com a bússola. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Daniel, eu estou com uma dúvida: Minha esposa está cursando Direito, então ela assiste muito a TV Justiça (minha antena parabólica está no Brasil Sat B1 ligada em uma Diseqc no porto 1 do Pro Box 530 Lite e no porto 2 Star One C2). Me falaram que o Satélite Brasil sat B4 é muito melhor em termos de canais, será que lá tem a tv Justiça ? Já procurei na lista e não encontrei. (Aliás não entendo muito esta lista). Me perdoe, mas sou novato no ramo... sempre aprendendo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. valeu parceiro me ajudou muito,pois sou novato no ramo,e gostaria de uma indicaçao sua pois vejo que é cxara maneiro qual deco vc me indicaria em hd com preço bom no momento. desde ja valeu

    ResponderExcluir
  13. Voce teria alguma dica ou video de uso do sat finder digital com display da marca satlink é vendido na deal extreme.

    ResponderExcluir
  14. Amigo tenho uma dívida se poderia me informar. estou aprendendo instalar antena sozinho. A tampinha que vem no LNBF fechando o cano deve remover ou deixar???? obrigado!!!

    ResponderExcluir
  15. BOA DICA AMIGO VAI ME AJUADR E MUITO ABS!!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado pelas dicas meu amigo!!!, só estou também com uma duvida, minha antena parabólica caiu com uma baita ventania e entortou muito e saiu algumas gradinhas!!!, mas tentei arrumar e recoloquei ela no lugar só que não da mais sinal, será que por ter entortado já era???, desde já agradeço a atenção e espero o seu retorno tão logo meu amigo..., abraço s...

    ResponderExcluir
  17. Me ajuda ai como faço para achar o C1, moro no norte de MG,

    ResponderExcluir
  18. boa tarde, tire uma duvida e nas off set (antenas sky) como faz, sabendo que quando coloca os dados pra saber a elevação da minha regiao, dado esses dados o numero da elevação tenho que diminuir em 22 graus usando um inclinometro caseiro de escola..!!, como seria isso feito para o inclinometro com base de imã??...seria igual a parabolica mas sem diminuir esses graus

    ResponderExcluir
  19. Oi estou com uma duvida comprei um inclinômetro ..porém quando eu tento localizar o satelite star one c2....eu tento pegar por exemplo a referencia no site dishpointer ..mas dá errado como faço pra ter a elevação correta ..tem que fazer alguma conta??? como faz??? obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  20. Tenho um NEXT LITE e uso com SKS e IKS. Tudo estava funcionando normalmente, só que o vento mexeu com a antena. Pedi para instalador colocar a antena no lugar, mas ele conecta o sat link 6906 e só encontra a qualidade, a força fica zero. Já estou uns cinco dias sem TV. Perguntei prá ele qual o o satélite que estava procurando, ele disse que era o 70w C2, aí fiquei na dúvida se não deveria ser o C4. Moro na região norte.

    ResponderExcluir