domingo, 27 de março de 2011

Atendimento ao Cliente Visontec.

Olá.

Hoje temos uma avaliação diferente, não de um produto, mas de um serviço.

Contendo a história do princípio.

Há um tempo fui na casa do Alberto, um colega antenista aqui de Jundiaí, que tinha um TECSAT T7500D para doar para meus estudos. Fiquei lá conversando com ele um tempinho. Ele trabalha com manutenção de receptores de parabólica para algumas lojas daqui de Jundiaí.

Quando eu estava indo embora ele me deu também, um receptor Visiontec VT3000A que estava com o circuito integrado que chaveia a tensão do LNBF (13V/18V) dara seleção de vertical/horizontal queimado, segundo ele.

Me permitam abrir um parenteses. Este tipo de componente não costuma queimar se não por dois motivos:
1 - Curto circuito no cabo entre o LNB e o receptor
2 - infiltração de umidade no cabo.

O primeiro motivo ocorre por desleixo do instalador ou por mau uso do sistema (por exemplo, cabo "mascado" por estar passando em local inadequado). O segundo problema ocorre por cabo de má qualidade ou por desleixo do instalador, que na pressa acaba avariando a capa do cabo e, por preguiça (ou ganância), não troca o mesmo. Ficam atenuados os casos onde o instalador não percebe, mas mesmo assim é desleixo.

Voltando ao aparelho. Não sei qual o motivo que levou a queima, mas quando cheguei em casa, fui logo abrindo o bichinho (mais para ver como era por dentro). Imaginei que o dito C.I. pudesse ser um LM317 ou outro fácil de conseguir... (nem me atentei que se fosse coisa fácil o Alberto mesmo teria arrumado). Quando abri vi que não só ele estava queimado como havia sido removido.... E agora??? Quem é o dito cujo????

Procurei no google e nada do esquema do aparelho... Ele tem 7 terminais, então comecei a procurar todos os LM´s da vida que eu conhecia e não achei nenhum com 7 terminais. Perguntei em alguns fóruns e no único que responderam me disseram para levar numa assistência.

Pois bem , se é na assistência, na assistência será...

Liguei na Visiontec e fui atendido pelo Márcio Santos. Não consigo me lembrar das vezes que fui tão bem atendido (ressalva para o atendimento do call center da Azul Linhas Aéreas, que também é fantástico).

O Márcio ouviu a minha história e me informou que se trata de um LNBP8. Um circuito integrado dedicado para esta função. Eu já tinha feito este questionamento pelo site da Visiontec umas 2 horas antes, mas como sou muito ansioso acabei por ligar. Ele pediu que enviasse o aparelho para reparo lá em Jacareí, mas eu disse que não valia a pena, pois os custos com o frete acabariam por equivaler ao valor de um aparelho novo, com mais funcionalidades.

O Márcio me respondeu por e.mail ratificando o modelo do componente e pediu meu endereço se dispondo a mandar, sem custo, o componente para reparar meu aparelho. E não é que veio mesmo. Chegou ontem (dia 26/03/2011) pelos correios.

Eu já tinha adaptado um esqueminha com um LM317 e um par de transistores para comutar as tensões. Tão logo chegou eu abri o aparelho, arranquei a gambiarra e coloquei o componente original. Ficou perfeito.

Mais uma vez, gostaria de agradecer publicamente ao Márcio Santos da Visiontec e a gestão desta empresa que percebe o quanto é importante manter uma boa relação com seus clientes. Eles percebem que é melhor ajudar o cliente e manter seus aparelhos funcionando do que colocar tantos empecilhos para manutenção que acabam por fazer o cliente preferir a troca ao reparo. Certamente irei recomendar seus produtos pela assistência prestada.

Parabéns a Visiontec.

Daniel...

Um comentário:

  1. Daniel, bom saber disso. Recentemente, fiquei muito satisfeito foi com o atendimento do suporte via e-mail da Greatek. O pessoal responde rápido (no meu caso, foi o Felipe Mazzoni) e de forma solícita, clara, com respostas diretas e sem bla-blá-blá.
    Há empresas para as quais escrevi há mais de dois anos que nunca me responderam, como a Century.

    ResponderExcluir