quarta-feira, 9 de março de 2011

Divisor de Sinais Pauxis PX-MS26

Olá...

Hoje coloco a avaliação de um equipamento fantástico. Um divisor com 6 saídas para recepção via satélite da marca Pauxis... Comprei ele na Usatel por R$45,00. Ele é uma mão na roda para quem tem (ou quer ter) vários pontos... Como eu sou exagerado comprei logo o de 6 saídas, embora exista uma versão de 4 saídas também...


A idéia e utilizar dois LNB's com alimentador duplo (daqueles antigos) ou um LNBF monoponto duplo (tem para vender na mesma loja, já pedi para um amigo buscar mas ainda não chegou, quando chegar vai ter review). Nas minhas experiências a utilização de dois LNB's e alimentador duplo deu melhores resultados do que os LNBF's.

O divisor tem duas entradas, uma para Vertical (13V/14V) e outro para Horizontal (17V/18V) e o melhor de tudo, diferente dos divisores simples utilizados com LNBF's multiponto que repassam a tensão dos receptores diretamente para o LNBF, este tem um limitador para o vertical (LM7812), de forma que a tensão no vertical sempre estará próxima de 12V (para seleção do vertical no LNBF) e a outra saída estará com a tensão mais alta do horizontal.

Agora uma curiosidade, se todos os receptores estiverem sintonizados com canais verticais a tensão do LNB Horizontal será perto dos 12V. Não que seja um grande problema, mas é uma curiosidade.

Aqui uma foto dele sem a tampa traseira. É possível ver a montagem na caixa, que é muito boa. A tampa é fixada com uma espécie de silicone que proporciona uma boa vedação e isolação contra umidade.


Duas fotos da placa, fora da caixa. Dá para ver que o circuito é bem feito. Utiliza na maioria componentes SMD, o que demonstra ser um produto de uma tecnologia mais apurada.

Avaliação final: Excelente. Vou mandar vir mais uns 5, para já deixar guardado para montagem do meu teleporto. É uma opção para quem já tem um alimentador duplo e quer modernizar o sistema colocando receptores digitais que não tem a seleção de polaridade por pulso.

Tenham em mente que ele é um elemento passivo e vai inserir perdas no sinal, então alguns canais que já estejam mais fracos podem ser perdidos.

Fiquem ligados, nos próximos post's vou colocar um esquema para modificar as antigas chaves de pulso para operar com comutação por tensão (para fazer o mesmo que este divisor faz).

Até mais.

Daniel

7 comentários:

  1. "Nas minhas experiências a utilização de dois LNB's e alimentador duplo deu melhores resultados do que os LNBF's."

    Esta citação de parte do seu texto é porque queria saber se é do tipo "LNB Dupla Alimentação". Este 'melhor resultado' significaria menos chuvisco no analógico? Queria minimizar ao máximo os chuviscos mas com LNBF (seja monoponto ou até multiponto com filtro), não resolve
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. No analógico eu não testei a fundo... mesmo por que pego todos os canais que me interessam no digital... mas no digital o sinal que eu consegui com o alimentador duplo com dois LNB´s antigos foi melhor do que com qualquer LNBF que eu tenho até agora.

    ResponderExcluir
  3. Será que é por que são dois LNBs funcionando de forma independente, sendo um pra cada polarização?

    ResponderExcluir
  4. Caras, essa chave é realmente fantástica.
    O cara tem um alimentador duplo e quer mais pontos ou teve algum problema? Essa é a solução. Você não precisa descer antena pra por multiponto.
    Já coloquei em sistemas com analógicos e digitais juntos.
    E realmente sensacional.

    ResponderExcluir
  5. qual a diferença da ms26 para a comutadora da sky?

    ResponderExcluir
  6. a chave Pauxis model:px-ms23 é boa?
    qual a diferença dela comparada com a PX-MS26?

    ResponderExcluir