segunda-feira, 14 de março de 2011

Mais TECSAT T7500D...

Olá.
Hoje mais umas do TECSAT 7500D... Para quem quer entender por que estamos desenterando este zumbi, dê uma olhada NESTE tópico.
A lista de TP's e canais dele fica gravada na memória 24C32 (aquela pequena de 8 pinos), perto do modulador de RF. Comecei a editar os TP's no meu convertido para pegar o satélite StarOne C2, mas o IRD é muito lento e acabei perdendo a paciência. Como já tinha dado uma olhada no conteúdo da memória vi que era lá que ficavam as informações dos TP's. E se dá para editar os canais, quer dizer que deve ser gravado lá mesmo, pois a 28F410 não pode ser alterada tão facilmente.
Bem, comecei a dissecar o mapa desta memória e consegui levantar as informações necessárias para criar a lista de canais e TP's a partir da memória. Assim é mais rápido e fácil.
Feitas as listas no excell e convertidas para um arquivo binário agora é só gravar e aproveitar, mas, é um saco ficar colocando e retirando a memória SMD, então adaptei um soquete DIP de 8 pinos, e como eu tinha 2 memórias destas com encapsulamento DIP comecei a brincar.



Esta foto é do IRD do Korokovas (que já deve estar apreciando seu TECSAT 7500D FTA). Já deixei adaptado para caso ele queira trocar de satélite. Para usar com outro satélite é só regravar a memória com um dos códigos disponíveis AQUI. Junto tem os arquivos excell com a lista de canais.
Agora um outro probleminha deste IRD... a seleção de Vertical/Horizontal é feita por tensão, que é padronizada em 11V a 14V para Vertical e 16 a 19V para horizontal. Depois que eu converti o do Korokovas, coloquei na memória o mapa do StarOne C2 e verifiquei que nenhum TP vertical entrava. Como a sensibilidade deste IRD não é lá das melhores em princípio me contentei. Depoisd e uns dias, com mais calma, coloquei no TP da Record São Paulo (3874 V SR 5926) que chega razoável em outro receptor e vi que não dava nem sinal... por um “click” resolvi medir a tensão de alimentaçõa do LNBF, lá tinhas 16,5V.... Mudei para um TP horizontal e a tensão foi para 20,5V... Ou seja, tá zuado... imaginei que pudesse ser algo deste IRD em especial, algum resistor alterado ou algo assim. Achei a parte do circuito responsável pela seleção de tensão, é um LM317, que fica naquela parte fininha da placa, na frente, bem perto da parte grande da placa. Segui o circuito e calculei os resistores e realmente tem um erro grave de projeto.
O circuito estava funcionando exatamente como deveria, pois tem um resistor errado (R26). No circuito está 2k7 e deveria ser de 2k2....
Alterei o resistor por um de 2k2 (não tinha SMD) e tudo ficou uma beleza... Voltei a verificar e vários TP's verticais começaram a entrar... Legal... agora estava quase tudo perfeito...

Mas não estava pronto, pois o Korokovas me comentou que pretende usar o IRD no Estrela do Sul (KU), então tem o lance de chavear entre banda alta e banda baixa do LNBF, e isto é feito por uma oscilador de 22kHz, o que este IRD não tem. Lá vamos nós fazer um... Quando a TECSAT trocouo de satélite já tinham vários esquemas de como fazer com um LM555, dois resistores e dois capacitores. Como não sou lusitano não vou reinventar a roda... Usei o mesmo circuito. Montei o circuitinho com tecnologia “aranha” e para chavear existem duas técnicas, colocar uma chavinha alavanca atrás do aparelho ou fazer um esqueminha de acionamento com relé.

Esquema do Oscilador de 22kHz:


Neste aparelho tem uma chave SAT/TV que comutava o modulardor de RF entre o sinal do satélite e o VHF. Bem, hoje em dia o RF já está em desuso então usei este sinal para comutar o relé. Para não perder o modulador de RF, interrompi a trilha que comutava o modulador e deixei ele habilitado para sempre, com um resistor de 10k para o +5V.
Olha só como ficou....
O acionamento do relé é feito por um transistor NPN comum (BC548, BC337, 2N3904, 2N2222) ou o que estiver disponível, basta respeitar a pinagem. O relé é de 5V. A alimentação do oscilador de 22kHz foi pega do 5V também. Puxei ela de próximo a memória 24C32.



Esquema do chaveador com relé:


Aqui o relé está visto por baixo, mas podem haver variações de pinagem de acordo com o relé que for usado. tem um diodo 1N4148 em paralelo com a bobina do relé para evitar o chamado "coice elétrico" quando o relé é desligado. Um resistor de 4k7ohm na base do transistor para limitar a corrente. Eu usei um BC337, mas pode se usado o BC548 (que tem a mesma pinagem). Para usar outro modelo, desde que seja NPN, verifique a pinagem (emissor para o terra, base para o resistor e coletor no relé). Com este esquema quando a chave SAT/TV está desligada o oscilador de 22kHz está desconectado e quando está ligada (led direito aceso) o oscilador está ligado. Detalhe que o oscilador de 22kHz vai ligado ao pino comum do relé e a saída "NC" vai ligada ao diodo do tuner (o relé trabalha invertido).

Com estas alterações o aparelho ficou mais "utilizável" e fácil de configurar.

Isso me consumiu algum tempinho para fazer, então, se te foi útil, deixe um comentário... não leva nem 1 minuto...

Valeu galera e logo vai ter novas avaliações de produtos (LNBF's, tubo extensor e chave DiSEqC)...

Até mais...

Daniel.


Em 24/01/2012 - Corrigido link para os arquivos da memória 24C32, que estava quebrado.


11 comentários:

  1. Cara, muito bom seu blog. Descobri agora numa busca no Google pelo LNBF double multiponto SMARTSAT ST-1220. Tava bastante interessado num mas fiquei desanimado após apreciar sua análise.

    Coloquei seu blog nos favoritos, para acessar todo dia. Obrigado por partilhar seu conhecimento e seus testes

    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. Olá Tony...

    Obrigado por seu comentário... Estou com um novo conjunto para testar, um LNBF monoponto duplo que pode ser usado em conjunto com a chave pauxis que eu já comentei em outro post... com este conjunto (que custou R$90,00) dá pra ter até 6 pontos sem perda de canais, isto se o LNBF funcionar como eu estou esperando...

    Aguarde que semana que vem vai ter novidades, pois vou testar o LNBF no fim de semana.

    Abraços...

    Daniel.

    ResponderExcluir
  3. Aguardo sim Daniel. Você deve ter noção do quanto é importante uma iniciativa como a sua: ajudar (e muito) quem não entende nada (ou pouco) do assunto a descobrir que nem tudo é tão lindo e maravilhoso quanto a propaganda faz parecer.

    Muito obrigado por sua disposição. Que seu blog tenha vida longa e duradoura.

    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  4. ola daniel, tenho um recptor tecsat t7500d e gostaria de ver com vc se pode transformalo pra min poder utilizarlo? manda email por favor m.werner@r7.com. desde ja agradeço vossa atençao.

    ResponderExcluir
  5. Daniel!!
    Teria como me mandar um email com informacoes de como poderei utilizar o meu decodificador T7500D?
    Abs e meu email e fabiobarsand@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. cara tenho um aqui encalhado, tem como vc fazer este serviço.??
    valor poço remetelo a vc?. ou até vendelo alguem se sugeita?
    t7500d novinho.

    ResponderExcluir
  7. tenho um tecsat t7500d de meio uso esta encalhado aqui em casa gostaria de usar como aparelho de apontar antenas mais nao consigo configurar os satelites, por exemplo insirir o satelite amazonas, star one c2, satra,etc...
    eu queria colocar o satelite que eu queria apontar uma antena mais infelizmente nao cansigo
    se alguem souber me explique por favor

    ResponderExcluir
  8. O amigo tem um aparelho desse antigo tenho tudo dele eu queria saber ele é um receptor normal de parabólica eu. Eu posso usar em qualquer parabólica?

    ResponderExcluir
  9. O amigo tem um aparelho desse antigo tenho tudo dele eu queria saber ele é um receptor normal de parabólica eu. Eu posso usar em qualquer parabólica?

    ResponderExcluir
  10. Ao criador desta ideia: parabéns pelo excelente trabalho ! . Só hj em 2017 encontrei esta preciosidade saiba que me será muito útil tb para outras aplicações. Muito Obrigado. Valeu d+

    ResponderExcluir
  11. Boa noite eu preciso do arquivo do s1009

    ResponderExcluir