segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Modificando um receptor analógico manual para usar LNBF

To see this page in english click HERE

Informação inserida em 23/05/2014:

As figuras com o esquema e o diagrama de montagem estavam erradas. Eu já corrigi e agora estão corretas. Agradecimentos ao leitor JCAS que avisou que estava errado.

Forte abraço.

Daniel.


 Olá.

Neste post vou falar de como recolocar no uso um velho receptor analógico, daqueles manuais, mas usando com os novos LNBF´s comutados por tensão.

Quem não tem um destes em casa, encostado por não der usar já que a seleção de banda dele é feita por pulso, o que é incompatível com os modernos LNBF´s. Antes de jugar ele fora, dê uma boa lida neste posta. Ele pode te ajudar a salvar a pobre existência de um destes receptores, que já nos forma tão úteis.


Olha o brinquedinho aqui...

O objetivo de salvar estes aparelhos é colocá-los em uso em locais onde a operação pede feita manualmente, como na cozinha, por exemplo.

Primeiro desmonte o receptor, sempre com a alimentação desligada. Localize, em baixo da placa o pino de alimentação do LNB. É, normalmente, o pino mais próximo ao conector de antena. Se, mesmo assim você ainda estive com dúvida, ligue ele na tomada e maça as tensões com um multímetro. No pino de alimentação do LNB deve ser lido entre 20 e 25 volts.

No meu caso, num TECSAT T-1200 Master, é o primeiro pino, próximo a borda da placa. Localizado na parte mais a direita das fotos a seguir.



Localizado o pino de alimentação, precisamos interromper esta trilha para colocarmos o chaveador de tensão, para fazer a comutação das bandas V/H. No meu receptor a TECSAT foi bacana e colocou um jumper na placa nesta trilha, o J33. Isto pode variar de aparelho para aparelho. No meu é este jumper.

Ent"ao removi o jumper e não precisei mexer nas trilhas da placa. No lugar deste jumper foi instalado um LM317T, que é um regulador de tensão. O esquema elétrico que deve ser montado é o seguinte:

Esquema elétrico



Diagrama de montagem



Vista superior, já montado na placa


Vista lateral, já montado na placa


Vista geral

Detalhe das ligações na chave V/H.


O fio amarelo deve ser ligado na chave no terminal da posição H.

Eu utilizei um 5V ao invés de ligar o resistor de 100k no 24V, depois acabei modificando o circuito para não precisar deste fio a mais. Assim simplifica a montagem.

E pronto, eis o receptor já atualizado para ser usado com os novíssimos LNBF´s monoponto. Um detalhe importante, ele só pode ser ustilzado com sistemas monoponto já que o sintonizador não consegue receber as frequências entre 1550 e 2150 dos LNBF´s multiponto.

Como o chaveador por pulso foi mantido, ele poderá operar nos dois sistemas. Essa é uma dica interessante par o pessoal que instala antenas e pode ganhar uma graninha atualizando os receptores de seus clientes que precisam trocar os LNB´s queimados.

Forte abraço, e se tiverem dúvidas, favor encaminhar para o meu e.mail.

Daniel

12 comentários:

  1. Esse esquema da para fazer apenas neste modelo de tecsat ou em todos? E em mais aulgum receptor de outra marca tb dá?

    ResponderExcluir
  2. O Daniel, Boa tarde, será que vc tem algum esquema pra transformar um deco velho em um localizador de satélites com beep door ? Abração.

    ResponderExcluir
  3. Daniel eu vi o esquema de modificação de um receptor analogico para o sinal LNB. mas nao deu para enteder bem o esqume, pricipalmente na comparação das fotos com o esquema. no esquema o resistor 680R vai ao terra, o resistor de 10K vai p/ chave V/H. ate ai tudo bem. mas aparece na foto um resistor 15K que leva um outro fio para chave V/H. poderia mim esplicar melhor?

    ResponderExcluir
  4. Daniel..
    uma duvida?
    tenho um receptor antigo da gradiente modelo 900 um dos 1º que saiu quando apareceu a sky...porem ele naun aceita e nem sintoniza mais nem mesmo para a sky. tem como modifica-lo para sintonizar outros canais em banda ku ou mesmo em banda usando esses novos lnbf pois parece que ele so aceita o antigo lnbf que eh todo blindado. so queria usa-lo em algum lugar mesmo que seja em canais fechados. obs: ta novinho com pouco uso.

    ResponderExcluir
  5. obs: hoje ele naun funciona em nenhum sistema de captação de sinal de satelite, digo isso por ele ter sido fabricado para essa função. naun tem defeito, parece que a causa do naun funcionamento esta no lnbf dele ser antigo e naun aceitar esses novos...ou tem algum novo no mercado que ele aceita?
    eu so testei esses lnbf comun.

    ResponderExcluir
  6. desculpe esqueci de me indentificar....

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!

    Amigo, vc teria como fazer ou informar o esquema eletrico para transfomação dos receptores analogicos digital, tenho um orbisat e quero fazer esta transformação.

    LI seu artigo sobre "Modificando um receptor analógico manual para usar LNBF" e fiquei interessado, se puder manda ai.

    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  8. Cara, com uma coisa tão simples assim e ainda estava procurando coisa mais complicada! Valeu pela info!

    ResponderExcluir
  9. O resistor de 220R está ligado errado - após eu ter corrigido funcionou como deve o dispositivo.

    ResponderExcluir
  10. boa noite, uma perguntinha, kkkk pode um receptor estar ruim de memoria? pois gravo assim q mudo de canal some tudo novamente

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite!! Gostei muito do poster, gostaria de testar esse circuito adaptador para lnbf modernos , tenho esse modelo receptor porem o mesmo esta com problema no varicap seletor que precisa ser substituído mas encontrasse muito enferrujado e não consigo ver seu modelo, por gentileza saberia me informar?

    ResponderExcluir
  12. Ola .boa noite , tenho um receptor de sinal analógico via satélite elsys Kansas 2.0.bem a minha pergunta é : seria possível eu reaproveitar esse aparelho transformando o em um receptor de sinal digital? Ou ,transformá lo em um conversor de sinal digital?

    ResponderExcluir