sábado, 12 de fevereiro de 2011

Alteração Tecsat T7500D para FTA

Olá...

Esta é uma modificação que eu estou devendo para o pessoal do vcfaz.net há tempos...

Antigamente a Tecsat possuía um serviço de DTH, na época concorria com a DirecTV e SKY, mas acabou não suportando a concorrência das megacorporações e encerrou as atividades lá pelos idos de 2005. Sobrou na mão dos ex-assinantes o mico do STB (que por sinal era comprado pelos assinantes).

Eu comprei um em 2003, na expectativa de assinar, mas por problemas diversos acabei nunca efetivando a assinatura, mas fiquei com o mico...

Depois de muito pesquisar fiquei sabendo que a própria Tecsat estava fornecendo o serviço de conversão dos falecidos STB´s em receptores FTA, mas o custo era proibitivo. Além do frete até São José dos Campos e de retorno, me parece que havia uma taxa pelo serviço. Nada que seja injusto, pois a todo trabalhador é devido seu salário, mas o custo da operação podia, por vezes, chegar ao preço de um receptor novo, com garantia.

Voltando a vaca fria, eu tinha o mico em casa, e ganhei um outro de um colega de trabalho. Agora eram dois micos...

Pesquisando no vcfaz.net achei alguns tópicos comentando a possibilidade da conversão, e em um deles, consegui até os arquivos com os códigos necessários.

Mãos à obra... na pior das hipóteses eu teria motivos justificáveis para jogar fora os micos...

Primeiro, é necessário abrir o STB, por dentro ele é assim:


Agora, localize as memórias que precisam ser reprogramadas:


Uma é a M28F410, que guarda o código principal do receptor. a outra é uma 24C32 que guarda informações auxiliares, como a lista de canais, por exemplo.

Antes de começar a remover as memórias é importante verificar a versão da placa, para isso há uma inscrição com a versão:


Isto é importante para saber qual arquivo gravar nas memórias...

Agora começa a parte que requer habilidades.. Se você não tem nenhum conhecimento de como se faz, por favor, não tente, pois seu STB vai virar sucata, com certeza....

Remova a memória U14 (M28F410), com um soprador térmico (nem tente remover com o ferro de solda, pois vai destruir a placa).




Depois de removida a memória limpe os pads na placa, pois ela precisará ser recolocada.


Coloque a memória num gravador que suporte ela. Eu uso um GQ-4X Willem Programmer, que eu comprei na MCUMall (http://www.mcumall.com) com o adaptador para a respectiva memória, comprado na mesma loja.


Seja prudente, antes de gravar a memória com o novo código, salve um dump do conteúdo da sua, para poder voltar como era antes, caso aconteça algo inesperado.

Gravado o dump, anote os 4 primeiros bytes lidos da sua memória original, depois edite o arquivo M28F410 - 0497 - FTA - OK.BIN ou M28F410 - 0484 - FTA - OK.BIN, dependendo do modelo da sua placa, encontrado no arquivo com os códigos, disponível para download no fim do tópico

Para editar arquivos binários eu uso o Advanced Hex Editor (A.X.E.) (offline)

Como o AXE não está disponível, aqui vai uma outra opção: HEXProbe 4.31

Depois de editado, grave este arquivo na sua memória (verifique se a gravação foi bem sucedida) e re-solde a memória de volta na placa do receptor.

Agora é hora da memória U10 (24C32).


Remova ela com cuidado, aqui, para os mais experientes, dá para remover com o ferro de solda, pois ela é pequena, mas mesmo assim eu ainda aconselho o soprador térmico.


Da mesma forma que a outra memória, coloque ela no gravador (eu uso o mesmo, com o adaptador correto), faça um dump do conteúdo dela e grave o novo conteúdo, que está no arquivo 24C32 - 0497- FTA - OK.BIN. Aqui uma curiosidade. No arquivo que eu tenho não tem o dump desta memória para a placa 0484, logo acredito que esta versão não use tal memória... Se alguém tiver um STB com esta versão de hardware e quiser compartilhar, será muito apreciado.

Depois de gravado o novo código, recoloque a memória no receptor e está pronto...

Verifique 4, 5 6, ou quantas vezes forem necessárias se as memórias não estão invertidas ou se não há curto entre os terminais... isso pode destruir instantaneamente o seu receptor.

Próximo passo é ligar e testar:


Logo depois de ligado ele exibe esta tela... Não vai pegar nada mesmo... Tem que entrar no menu e configurar os canais NA MÃO... isso mesmo, todos os TP´s e canais tem que ser configurados manualmente...

Para configurar o TP, selecioe o menu "satélite", escolha o transponder e digite a frequencia. A frequência é: 5150 - Frequencia real do TP. para Ku a frequencia do LO é diferente... Se bem me lembro, eu usei 9750 no teste.

Depois da frequência, coloque o SR (taxa) do TP e a polarização.



Aqui eu configurei para o canal promocional da TV Via Embratel (era o cabo que eu tinha fácil). Dá pra ver o sinal em 75%...

DEpois disso é preciso entrar no menu "Canais" para editar os PID´s de vídeo e áudio do canal. Infelizmente eu não tirei foto desta tela.

Depois de configurado (se ainda tiver saco) é só assistir...

Resumo da coisa toda:

Dá pra fazer, se tiver um pouco de conhecimento e paciência, mas definitivamente não vale a pena se você pensa em revender... é um saco ficar entrando com os canais manualmente, por isso meus dois micos continuam micos, largados lá na casa da praia... não tive saco de configurar os canais.

Só recomendo para os que quiserem aprender como fazer o processo, ou estiverem treinando para virar Dalai Lama...

Limitações:

Não aceita DiSEqC, logo só pega um satélite
Não tem comutação de banda alta/baixa para LNBF Ku (seleção 22kHz)
Não suporta DVB-S2 (óbvio)

Pontos positivos:

Tem saída RF (canais 3/4), o que é bom para TV´s velhos
Pode ligar/desligar a TV através de um relé interno, também é útil para TV´s velhos
Baixo custo, já que o mico só serve para juntar poeira,mas só se você já tiver as ferramentas. Se for comprar as ferramentas só para isso, desista, só o gravador de eproms e os adaptadores custam mais de US$250,00. Com isso dá pra comprar um AZAmérica S900.

Aos que se aventurarem, boa sorte. e lembrem-se, a responsabilidade é toda de vocês. Se destruirem um STB, a culpa não é minha...

Arquivo com os códigos das memórias: TECSAT_FTA.zip

Adicionado em 24/02:

A princípio eu não estava planejando prestar o serviço de conversão dos receptores, mas como algumas pessoas me perguntaram quanto eu cobro para realizar a conversão, peço que os interessados entrem em contato através do e.mail no início da página (na seção QUEM SOU EU)
para negociarmos. Já alerto de antemão que o transporte (ida e volta) ocorrerá por conta do interessado e eu só tenho tempo para buscar no correio aos sábados e fazer o serviço no fim de semana, então, não tenha pressa e use PAC, é bem mais barato...
Além disso, certifique-se de que teu STB é do modelo 0497 (não testei o 0484 ainda), pois só tenho os arquivos para estes dois modelos.

Se mesmo assim você não quiser mais ele, eu aceito doação deles para poder estudá-los. Entre em contato.

Até mais.

Daniel.

14 comentários:

  1. muito bom mesmo,mas quanto vc cobra pra fazer este serviço,porque como vc mesmo disse comprar esses equipamentos pra fazer isso é loucura,pago sedex ida e volta e deposito o valor do seu trabalho na sua conta.

    ResponderExcluir
  2. me mande um e.mail para acertarmos, o endereço está na seção quem sou eu, logo no início do blog.

    Grato.

    Daniel.

    ResponderExcluir
  3. oi tenho dois aparelhos t7500d da tecsat, quanto vc cobra para fazer esse serviço! pega quantos canais! me responde por e mail raul@slidecia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola Daniel.
    Tenho uma carniça dessas aqui, me envie um email com o custo de voce reprogramar as memorias, eu saco elas fora aqui e envio elas para gravação, meu email é gerhke@gmail.com
    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho um t7500d e uma antena da Sky guardados aqui, me passa por e-mail o custo de deixar operando. jscost@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tenho um Digital Reciver Decoder T7500D, da antiga Tec Sat Assinatura.
    Você consegue desbloquea-lo, para funcionar com parabólica pegando os canais Digitais via satélite? Se sim, combinaremos.

    Fale comigo: filhokim@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Beleza hein Daniel, tenho um desse kit completo aqui em casa, me passa o seu orçamento por Email.
    fabiojrquati@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem?
    Tenho um Digital Reciver Decoder T7500D, da antiga Tec Sat Assinatura.
    Você consegue desbloquea-lo, para funcionar com parabólica pegando os canais Digitais via satélite? Se sim, me passa o valor abraços!

    ResponderExcluir
  9. quanto custa esse serviço
    marcosmorten@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos.

      Não estou mais fazendo, por diversos fatores.

      Excluir
  10. Daniel, tenho um T7500D, qual o custo dessas mudanças para que eu possa utilizá-los novamente, aguardando seu email, abraço. sergiolmilan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, vc ainda faz esse serviço? tenho interesse

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir